Foram iniciadas nesta quinta-feira (24), as obras de construção e restauração da Casa da História e Arquivo Público Municipal, em Salvador.
Com investimento de mais de R$ 27,4 milhões, as obras serão executadas pelo Consórcio Prodetur - Salvador, formado pelas empresas Metro Engenharia e Consultoria e Construtora BSM. A previsão de execução é de 15 meses.
O equipamento será construído em um conjunto de um casarão e dois terrenos na Rua Portugal, na Praça Cairu. O casarão, que será mantido e restaurado, abrigará a recepção do equipamento, atendimento ao usuário e espaços museológicos. Já nos terrenos, será construído um novo prédio que irá compor o arquivo público, segundo a nota.
Novo prédio - A construção comportará um lobby de entrada ao Arquivo Público e uma área de serviço;, além de um mezanino para espaço de funcionários.
Além disso, terão outros 11 andares que irão compor: a administração do museu, laboratório de restauro e depósito de documentos recebidos, no 1º andar; salas de oficinas, coordenação de cursos e secretaria de cursos (2º andar); salas de fotografias, registros magnéticos e arquivos audiovisuais (3º andar); atendimento ao usuário, arquivos impressos, biblioteca do acervo e sala de projeção (4º andar).
Do 5º ao 9º andar, se concentrará o arquivo público permanente. Já no 10º andar haverá o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o almoxarifado, a gerência e a secretaria do Arquivo Público. No 11º andar estarão as salas de auditório, e o terraço contará com um jardim e um espaço café.